terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pomba enamorada ou uma história de amor


"Encontrou-o pela primeira vez quando foi coroada princesa no Baile da Primavera e assim que o coração deu aquele tranco e o olho ficou cheio d'água pensou: acho que vou amar ele pra sempre. Ao ser tirada teve uma tontura, enxugou depressa as mãos molhadas de suor no corpete do vestido (fingindo que alisava alguma prega) e de pernas bambas abriu-lhe os braços e o sorriso."

Lygia Fagundes Telles



No conto “Pomba enamorada ou uma historia de amor”, Lygia Fagundes Telles nos conta uma historia de amor que não se concretizou. Como vocês traçariam o perfil feminino da personagem principal, P.E., Pomba Enamorada?

                                                                                  Professora de Literatura, Mariúcha de Burgos

1 comentários:

Luau Crítico disse...

No conto “Pomba enamorada ou uma historia de amor”, Lygia Fagundes Telles nos conta uma historia de amor que não se concretizou. Como vocês traçariam o perfil feminino da personagem principal, P.E., Pomba Enamorada?

A partir do conto pomba enamorada, pode-se traçar o perfil da P.E., a personagem feminina principal. No decorrer do texto pode-se perceber que a Pomba Enamorada é uma pessoa despreocupada com sua beleza, sem vaidades e descuidada. Até que, um dia, conheceu alguém chamado Antenor num baile.
P.E. se apaixonou fácil por Antenor, por não ter certeza dos seus sentimentos e também pela intensidade com que sentia.
A personagem vivia a procurá-lo, mas o mesmo sempre a rejeitava e tratava mal. Passou então a pensar em um jeito de trazê-lo para si. Ligou várias vezes, acendeu velas por ele, mandou cartas anônimas com o nome de Pomba Enamorada, mas nada disso o trouxe. Chegou até a beber soda cáustica, o que levou à perda de 5kg e ocorrência de queimaduras internas. Mesmo assim, nunca o esqueceu.
Até que um dia, uma cigana disse que seu amado tinha como primeira letra do nome a letra “A” e a estaria esperando na rodoviária. Ela correu para lá e encontrou Antenor, sabendo que ele era motorista.
A partir daí afirma-se que a Pomba Enamorada é um personagem que não desiste do seu amor, independente das circunstâncias, chegando a fazer loucuras por ele. Mostra a personagem, no início, como uma pessoa de beleza descuidada, o que provavelmente dá motivos a Antenor de rejeitá-la.

Postar um comentário

 
;